Quer criar um bom logotipo? Cadastre seu e-mail em nossa newsletter
Faça seu logo com profissionais especializados por apenas R$ 99,90 Descubra >

Logomarca

O que é uma logomarca? Qual a diferença entre logo, logotipo e logomarca e como criar uma logomarca pessoal ou para seu negócio? Essas perguntas serão respondidas de maneira simples no artigo abaixo.

Quando uma empresa tem uma marca de presença já tem meio caminho andado para dar certo. A magia que os símbolos e as fontes diferentes exercem sobre os consumidores é realmente impressionante. A logomarca é uma das principais formas de representar uma empresa e fazer ela se destacar das demais.

Porém, nem todo mundo sabe o que é logomarca, em geral há uma confusão entre ela e o logotipo. Saiba qual é a diferença entre os dois e qual a importância de uma logomarca.

Logomarca e Logotipo

A diferença essencial entre os dois é que a logomarca é uma imagem e o logotipo é uma grafia diferenciada para o nome da empresa. Um exemplo claro de logotipo é o da Coca-Cola, o nome da marca está escrito num padrão de fonte, cor e proporção.

A Nike é um exemplo de empresa que usa logomarca, o símbolo que bem nos tênis nem precisa de acompanhamento do nome da marca. As logomarcas quando oferecem ao produto ou serviço a possibilidade de ser reconhecido apenas por um desenho criam uma identificação que é sinal de reconhecimento e sucesso.

A Importância da Logomarca

Num mundo em que existe uma infinidade de empresas fabricando os mesmos produtos é absolutamente necessário que haja uma forma de diferenciar uma da outra. Se você compra hoje uma marca de café da qual gosta, mas ela não possui uma identidade visual de referência como encontra-la novamente no mercado?

Outra questão que tornar a logomarca uma forma única de comunicação para a sua empresa é a possibilidade de chegar ao consumidor através de apenas uma imagem sem precisar dizer uma única palavra. Um diferencial interessante para as marcas é o sinal de marca registrada obtido após o devido cadastro da sua marca no sistema de marcas e patentes.